Quando pensamos na mudança sem dúvida alguma esta foi a fase mais difícil e a que mais nos preocupava e, diga-se de passagem, ainda preocupa.
Qual a escola? Como escolher? Por onde começar?
Antes mesmo da contratação do Alberto pela nova empresa ser efetivada (preto no branco) mas já sabendo que aconteceria (verbalmente) resolvi pesquisar as escolas da cidade.
E em que lugar se procuram coisas atualmente??? Onde??? Claro! O Google!
Lá fui eu, o computador e a internet: "qual a melhor escola de Niterói?"
E lá apareceu uma lista enorme de escolas, notas do ENEM, avaliações de alunos, matérias em jornais, blogs com as mais variadas escolas possíveis.
Com toda a minha paciência e tempo disponíveis - coisas bem escassas - entrei em infinitos sites de escolas pra tentar obter informações online sobre a estrutura física, metodologia e tentar captar "a cara" da escola.
Resultado: N E N H U M!
Como cansei disso e descobri que não chegaria a lugar algum fiz o que as pessoas inteligentes fazem primeiro (e que eu não fiz), pedi indicações pra quem mora na cidade. E minha amiga Silvia, que vive me salvando quando o assunto é Niterói, me deu uma lista de escolas com impressões pessoais a respeito de cada uma.
Uma pausa para uma observação sobre isto: eu ainda tinha a quem recorrer para me ajudar com indicações e pra me dar uma direção de acordo com o perfil que procurava. Fico pensando como faz quem não tem a quem recorrer, não conhece ninguém e precisa atirar no escuro. Se alguém aqui já passou por isso e quiser compartilhar sua experiência sinta-se a vontade.
Continuando...
Depois de analisar as indicações da Silvia optei por visitar 5 escolas e lá fui eu pra Niterói na missão mais importante de todas: Qual a melhor escola???
Ah! Minha família mora em São Gonçalo, município vizinho a Niterói e é lógico, claro e óbvio que minha irmã teve que fazer a correria comigo. Acho que ela nunca andou tanto na vida como durante essa fase de mudança.
Antes da viagem liguei para as escolas e agendei visitas nas possíveis, teria dois dias pra fazer isso.
Pra que não cause nenhum mal estar, não vou dizer o nome das escolas.
Escola A: horário agendado, já havia conversado anteriormente, por telefone e email, com a coordenadora pedagógica. Qual foi a minha surpresa? Quando cheguei no horário marcado a coordenadora, que estava com uma cara péssima, teve a coragem de me dizer que eu deveria ter agendado a visita antes, que ela não gostava de atender pais dessa maneira e que só me atenderia porque eu não era da cidade. Oi????????????????????? Juro que eu tive que abrir o celular e mostrar o email do agendamento.
Passado o momento mal estar ela me apresentou a escola. Achei a proposta muito interessante. A metodologia era montessoriana, muito verde, areia, árvores, crianças correndo. Mas era "livre" demais pra mim. Não tinha apostila nem material didático prévio. A matéria seria apresentada de acordo com a evolução do aluno e o interesse dele. Fiquei pensando se aquilo seria adequado para o Leo. Ele praticamente é um mini adulto que acha que sabe tudo e que manda no mundo. Fiquei com medo dele realmente mandar no mundo depois de estudar ali. Pode até ser que não seja assim, e acredito que não seja, a escola pode até ter métodos comprovados de eficácia e formar boas pessoas, mas não senti que poderia fazer parte daquilo.
Quando ela me disse qual era o valor da mensalidade definitivamente decidi que não poderia mesmo fazer parte daquele mundo moderno.
Escola B: acho que essa foi a visita mais engraçada de todas. Eu não tinha conseguido agendar visita antes e fomos com a cara e a coragem. A escola parecia fechada mas o porteiro me atendeu. Argumentei que era de outra cidade e gostaria de verificar a possibilidade de conhecer a escola mesmo sem agendar. O porteiro disse que não seria possível e começou a me dar informações sobre a escola: horários, turmas e a data para matrícula, documentos que eu precisaria levar e começou a me fazer uma série de perguntas. Eu insisti para que pudesse falar com alguém até que ele abriu o portão (isso mesmo, estávamos do lado de fora!), ligou pra coordenadora e esta me atendeu.
A coordenadora foi muito bacana, apresentou a metodologia da escola, olhou o boletim do Leo, mostrou o material didático. Disse que aquela unidade, que até era simpática, seria apenas para os alunos da idade da Ana e para o Leo seria numa outra unidade, 200 metros a frente.
Quando entrei na segunda unidade quase tive uma síncope!
A quadra - aquilo definitivamente não era uma quadra - era minúscula com todos os alunos amontoados na hora do intervalo do minúsculo espaço denominado quadra / cantina / pátio.
Fomos subindo umas escadas que levavam a um verdadeiro mausoléu, tudo era muito velho, carteiras, móveis enferrujados, salas apertadas. Dava até uma tristeza. Minha vontade era sair de lá correndo e praticamente fiz isso.
E o valor da mensalidade não justificava instalações daquele jeito. A escola até poderia ter um bom ensino mas como colocaria meus filhos num lugar triste daquele? Eles vinham de uma escola com uma excelente estrutura.
De todas as nossas preocupações a que mais nos perturbava era a adaptação e aceitação das crianças e a escola, lugar onde eles mais criariam laços, teria que ser acolhedora, limpa, agradável e com um ambiente que não fosse tão diferente do que eles já tinham.
Depois destas duas visitas confesso que fiquei bem preocupada. Fiquei com medo de ficar entre dois extremos: escolas caras que não pudesse pagar e escolas com valor dentro do nosso orçamento mas sem condições mínimas.
E assim findou a manhã do primeiro dia e viu Aline que nada era bom.
Escola C: quando dei de cara com a escola confesso que fiquei bem impressionada. Era enorme!!!
Escola muito antiga e tradicional na cidade, católica, com quase 70 anos de existência. A coordenadora nos acompanhou num grupo para conhecer toda a estrutura. Vimos salas de aula, auditório, biblioteca, quadra, entramos em algumas salas em que as aulas estavam acontecendo, crianças foram muito educadas quando entramos, muitas crianças sorrindo e vi funcionários sorrindo o tempo todo. Metodologia tradicional com um material didático interdisciplinar, ou seja, uma matéria interage com a outra. É possível ver matemática no livro de geografia e vice-versa. Como já acontecia na escola em que estavam. Prezam por cuidado ao próximo, respeito e levar a criança ao pensamento crítico e ao raciocínio.
Minha única preocupação foi quanto ao ensino religioso. Será que haveria imposição ao catolicismo? Como seria a aula de ensino religioso?
Informaram que seriam tratados de ensinos e valores cristãos e não aula de catolicismo ou catequese. E que haveria o respeito a religião de cada um.
Já deu pra perceber qual foi a minha escolha final não é?!
E assim findou a tarde do primeiro dia e viu Aline que tudo era bom (ao menos, é o que parece)
No dia seguinte continuamos nossa saga.
Escola D: muito parecida com a estrutura da Escola C, super tradicional, quase centenária, também católica. Mas não rolou a química sabe? Eu não via as crianças sorrindo, não percebi a "alegria" que havia percebido na anterior. E também não havia vaga disponível para os dois no mesmo período.
Escola E: nem fui, kkkk
Já havia decidido no meu coração e saberia que perderia meu tempo.
Na verdade, na verdade mesmo, só vamos conhecer a escola no dia-a-dia. Visitas, indicações, caminhos são super válidos, mas escola é algo tão pessoal. Precisa haver identificação com aquilo que é importante pra si. Como quando escolhemos um médico de confiança, que pode ser ótimo pra mim e péssimo pra você. O duro é que a responsabilidade da escolha ficou apenas comigo e o Alberto não estava presente.
Matriculamos as crianças na Escola C e tem ido tudo bem até agora. Depois relatarei como está sendo a experiência dos dois, as dificuldades e os pontos positivos.
E vocês? Alguma experiência sobre critérios na escolha de escola para os filhos?
Próxima etapa, onde morar? Se você acha que o custo do imóvel em São Paulo é alto, você ainda não viu nada.
Aeeeeee estou aqui amiga pra ajudar SEMPRE que eu puder!!
ResponderExcluirE eu acredito que fez a escolha certa para o que estavam procurando. E realmente uma das coisas mais difíceis da vida é escolher escola para nossos filhos. Isso quando moramos a vida inteira num lugar. Nem imagino em outro lugar como deve ser angustiante.
Mas enfim... Até aqui está dando tudo certo!! Adorei!!
Sil, muuuuito obrigada. Difícil mesmo.
ExcluirAgora pode voltar em casa e tomar café de novo tá... prometo que terá um lugar decente pra sentar.
E você também. Ainda está me devendo uma visita. Também não convido né. Kkkkk
ResponderExcluirSó eu que fui na cara de pau mesmo. ����
Mas estou aguardando vocês aqui!!!
Vou sim, e levo um vinho!
ExcluirEu agora vou pro RJ passear na casa de duas amigas. Eu tive vontade de estar na escola C.
ResponderExcluirVem Tatinha!!!! Pode vir! Ainda te levo na escola.
ExcluirEstou amando saber cada detalhe Ali!!
ResponderExcluirVc está ótima como escritora!!
Vindo de você é um elogio e tanto!!!
ExcluirQuando as crianças estiverem maiores, vou te indicar a escola que eu estudei. A merenda lá é uma delícia!
ResponderExcluirhahahahaha Posso imaginar
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